Segundo Dia - Parque Nacional do Itataia - Parte Alta - Base do Maciço das Prateleiras
- longhimr
- 6 de jul. de 2014
- 2 min de leitura
Acordamos cedo novamente tomamos café e fomos direto para a parte Alta do parque, após obtermos algumas informações de como escapar do pedágio de R$ 10,00 (Itatiaia fica bem no pedágio, para qualquer lado que vá tem que pagar para andar 6 kms na Dutra), seguimos em direção a Garganta do Registro de Itamonte (34 kms de Itatiaia) e entramos finalmente na estrada do parque Parte Alta (17 kms de estrada de terra).




Estrada muito bonita de terra onde cada vez mais a temperatura ia caindo e altitude aumentando, chegamos 7 graus e altitude de 2.300 metros de altitude no estacionamento. Finalmente chegamos no Posto Marcão (qualquer semelhança é pura coincidência) onde apresentamos os ingressos e tivemos nosso primeiro problema no planejamento, a nossa idéia era estacionar no Abrigo Rebouças (área preparada para camping e pernoite de visitantes), pois com isso economizariamos 6 kms de caminhada (3kms para ir e depois a volta) mas infelizmente só tem 16 vagas e já estavam todas lotadas. Observação esse caminho de 3km é somente para carros altos (gostamos desta parte) pois existem muita pedras durante o caminho. Bem estacionamos o carro preparamos água, lanches, blusas, toucas, luvas e fomos em direção aos 3 kms em direção ao Abrigo Rebouças.


Chegando ao abrigo, localizamos as indicações da trilha para as Prateleiras e fomos em direção a base das Prateleiras, as crianças seguiram tranquilamente sem maiores problemas curtindo a paisagem e o caminho, pois seriam mais 2,5 kms de caminhada até a base.










Caminho Cachoeira das Prateleiras







Prateleiras




















Pedra da Maçã

Pedra da Tartaruga




Urso


Múmia

Pedra do Camelo






Após a visita a Pedra da Tartaruga retornamos para o Abrigo Rebouças e se preparamos para voltar ao estacionamento, os famosos 3 kms de volta que pareciam 10 kms, mas as crianças foram muito valentes após 11 kms de caminhada no total. Parabéns ao Cauê e Júlia pelo espírito de aventura e força de vontade.
Após isso saimos do Parque e pegamos um trânsito enorme até Penedo devido ao grande número de caminhões e dificuldade de ultrapassagem na Serra e fomos jantar na cidade do Papai Noel.
dicas: para quem tem Android com GPS, recomendo o programa Oruxmaps para navegação em trilhas, utilizei durante o passeio e funcionou perfeitamente indicando o caminho a seguir, gravando o caminho e garantindo a volta, além é claro das estatísticas (distância percorrida, média, altitude).
link - para wikiloc com o caminho percorrido por nós.
Comentarios